Simulação de um caso de julgamento – Tráfico de Seres Humanos

No âmbito do projeto Justiça para Todos (Pontes de Inclusão) inserido no Programa Escolhas e como forma de sistematizar os trabalhos de encenação desenvolvidos em contexto sala de aula, que consistiram na representação dos diferentes personagens a desempenhar por cada aluno com base no guião ilustrativo previamente elaborado, os alunos do 3º ano, Curso Profissional Técnico de Turismo deslocaram-se no dia 20 de novembro ao Tribunal Judicial da Comarca de Bragança. Na principal sala de audiência representaram uma simulação de julgamento de um caso de Tráfico de Seres Humanos, perante a presença do Dr. Juiz, Rui Carvalho e da plateia composta pelos seus colegas, os alunos do 3º ano, Curso Profissional Técnico de Comércio, o Dr. Vitor Costa, coordenador do projeto, a Dr.ª Helena Ferreira, técnica do projeto e o Dr. Flávio Duarte Pereira, advogado que colaborou no projeto.

A operacionalização do projeto permitiu aos alunos perceberem a dinâmica de funcionamento dos Tribunais, quando e como a Lei se aplica a factos específicos e compreender os dilemas da Justiça, do risco de erro e da procura da verdade.

Outro pressuposto preponderante deste projeto traduziu-se na promoção de valores democráticos, evidenciando-se a educação para a Justiça e para o Direito, nomeadamente para os Direitos Humanos, como ferramenta cívica fundamental num Estado de Direito.