Na qualidade de deputados, os alunos Danilo de Sousa, José Lito Duarte, Lara Louro Martins, Idrícia Monteiro e Gabriel Gomes representaram a EPPU – Escola Profissional Prática Universal -Bragança, no debate da Sessão Distrital – Parlamento dos Jovens, que decorreu no dia 25 de fevereiro – Auditório Paulo Quintela – Bragança. Confirmada a presença dos deputados representantes das dez escolas participantes, o presidente da mesa de assembleia Guilherme Gonçalves (Escola Básica e secundária D. Afonso III, Vinhais) coadjuvado pela aluna Melisa Monteiro (Escola Profissional Prática Universal) na qualidade de secretária, iniciou oficialmente a sessão convidando a integrar a mesa, a deputada da Assembleia da República, Drª. Carla Sousa Alves; vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr.ª Fernanda Silva; representante da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. Eugénio Fernandes e diretor da Direção Regional do Norte, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Vítor Dias, que usaram da palavra. Posteriormente, ocorreu a fase de perguntas à deputada da Assembleia da República, seguindo-se a apresentação e debate dos projetos de recomendação. Os alunos/jovens deputados da EPPU, refletiram criticamente e debateram de forma fundamentada as medidas/projeto de recomendação sobre a temática: Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens.
No período da tarde foram constituídos grupos de trabalho, que apresentaram propostas de redação, reformulação e aditamento ao projeto de recomendação anteriormente selecionado por votação, definindo assim o projeto de recomendação do círculo de Bragança a ser debatido na Sessão Nacional.
Enaltecer a participação responsável dos alunos da EPPU, que dignamente representaram a Escola, num debate profícuo que certamente contribuiu para a sua formação holística, permitindo-lhes perceber a dinâmica de funcionamento do sistema democrático/parlamentar.