Os alunos Danilo Sousa, Etienne Fernandes, Francisco Azevedo, Gabriel Gomes e Íris Pereira representaram a EPPU – Escola Profissional Prática Universal – Bragança, no debate da Sessão Distrital – Parlamento dos Jovens, que decorreu no dia 27 de fevereiro – Auditório Paulo Quintela – Bragança, sob o tema: Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.

Confirmada a presença dos deputados representantes das escolas participantes, a presidente da mesa de assembleia iniciou oficialmente a sessão convidando a integrar a mesa, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr.ª Fernanda Silva e o Diretor da Direção Regional do NORTE, IPDJ- Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Vítor Dias, que usaram da palavra.

No período da tarde foram constituídos grupos de trabalho, que apresentaram propostas de redação, reformulação e aditamento ao projeto de recomendação anteriormente selecionado por votação, definindo assim o projeto de recomendação do círculo de Bragança a ser debatido na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República que terá lugar nos dias 27 e 28 de maio.

Enaltecer a participação responsável dos alunos que dignamente representaram a escola quer no âmbito de Voluntariado no Secretariado na Sessão Distrital do Círculo Eleitoral de Bragança- Ensino Básico, quer no debate da Sessão Distrital- Ensino Secundário. Os alunos/jovens deputados da EPPU, refletiram criticamente e debateram de forma fundamentada os projetos de recomendação sobre a temática em análise, num debate profícuo que certamente contribuiu para a sua educação holística, permitindo-lhes simultaneamente perceber a dinâmica de funcionamento do sistema democrático/parlamentar.