Os alunos João Fernandes, Marta Pires, Daniel Machado, Catarina Esteves e Beatriz Gonçalves representaram a EPPU – Escola Profissional Prática Universal – Bragança, no debate da Sessão Distrital – Parlamento dos Jovens, que decorreu no dia 06 de março – Auditório Paulo Quintela – Bragança. Confirmada a presença dos deputados representantes das nove escolas participantes, o presidente da mesa de assembleia iniciou oficialmente a sessão convidando a integrar a mesa, o deputado da Assembleia da República, Dr. Sobrinho Teixeira; vereadora da Câmara Municipal de Bragança, Dr.ª Fernanda Silva; diretor da Direção Regional do Norte, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Vítor Dias e representante da DGEstE I Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. Luís Lopes, que usaram da palavra. Posteriormente, ocorreu a fase de perguntas ao deputado da Assembleia da República, seguindo-se a apresentação e debate dos projetos de recomendação. Os alunos/jovens deputados da EPPU, refletiram criticamente e debateram de forma fundamentada as medidas/projeto de recomendação sobre a temática da Saúde mental nos jovens: que desafios/respostas?

No período da tarde foram constituídos grupos de trabalho, que apresentaram propostas de redação, reformulação e aditamento ao projeto de recomendação anteriormente selecionado por votação, definindo assim o projeto de recomendação do círculo de Bragança a ser debatido na Sessão Nacional.

Enaltecer a participação responsável dos alunos que dignamente representaram a escola, num debate profícuo que certamente contribuiu para a sua formação/educação holística, permitindo-lhes simultaneamente perceber a dinâmica de funcionamento do sistema democrático/parlamentar.