O trabalho realizado em contexto escolar no âmbito do programa Parlamento dos Jovens foi profícuo e devidamente orientado, evidenciado pela motivação comportamental dos alunos envolvidos nesta fase do projeto, nomeadamente no Ato Eleitoral que decorreu no dia 24 de janeiro e no debate da Sessão Escolar, realizado no dia 26 do corrente mês. A Campanha Eleitoral desenrolou-se com normalidade, respeitando-se as regras estabelecidas pela Comissão Eleitoral Escolar. No processo eleitoral a votação foi participada por 96 alunos, num universo de 123 eleitores (alunos inscritos). Na Sessão Escolar, os alunos debateram as medidas e apresentaram as suas teses sobre o assunto da saúde mental nos jovens, apontando eventuais respostas ou soluções. Participaram de forma séria e responsável, demonstrando capacidade argumentativa e crítica em relação às medidas debatidas.

Do debate democrático e assertivo resultou a aprovação das três medidas que passaram a constituir o projeto de recomendação da escola, a ser apresentado e “defendido” pelos alunos João Fernandes, Marta Pires, Daniel Machado, Catarina Esteves e Beatriz Gonçalves, no dia 06 de março.

Foi eleita a aluna Lara Martins como candidata à mesa da Sessão Distrital. Na fase final da sessão, os alunos indicaram a “Pedofilia” como proposta de tema para debater no próximo ano letivo.